terça-feira, 15 de março de 2011

Leopardo-das-neves

O Leopardo-das-neves (Uncia uncia) é um felino que habita as grandes altitudes da Ásia central, principalmente o Tibete, o Nepal, a Índia, o Paquistão, o Himalaia e o monte Everest. Pouco se sabe a respeito deste animal arredio e solitário, que raramente é visto por seres humanos.
A pelagem deles é uma das mais belas entre muitos dos os felinos. É macia e espessa, de pêlos longos e sedosos, com uma lanugem na base. Essa pelagem é útil para se esconder ou se camuflar na neve e caçar suas presas por emboscada. A alimentação dele consiste em aves, roedores como a marmota e a lebre e pequenos mamíferos como o carneiro-selvagem. Cada leopardo das neves possui um vasto território no qual vagueia constantemente em busca de alimento.
Embora ele habite em regiões remotas e de difícil acesso, actualmente o leopardo-das-neves se encontra na lista de espécies ameaçadas de extinção porque os seus ossos,a sua pele e alguns dos seus órgãos são utilizadas pela medicina asiática para a produção de remédios.

 Os Leopardos das Neves habitam em zonas alpinas e sub-alpinas, são encontrados em áreas acima de 3000m do nível do mar. Durante o verão, podem ser encontrados em altitudes superiores a 5000m. Geralmente estão associados com ambientes áridos e semi-áridos
As fêmeas podem pesar até 40 kg e machos até 55 kg. A cor do pêlo varia do cinza claro ao cinza escurecido, com as partes inferiores quase brancas.O corpo todo é recoberto por rosetas e manchas. A cabeça é relativamente pequena e o pêlo é bastante longo. Os bebês (em média 3), nascem em abrigos nas rochas, após um período de gestação de aproximadamente 103 dias. Pesam ao nascer aproximadamente 450g e abrem seus olhos após 7 dias. Começam a ingerir alimento sólido aos 3 meses de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário