terça-feira, 22 de março de 2011

Morcego

Os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar. Entre os mamíferos, os morcegos são os que têm o regime alimentar mais variado, podendo alimentar-se de sementes, frutos, pólen, peixes e até sangue (daí a associação dos morcegos aos vampiros). Os morcegos que se alimentam unicamente de sangue só se podem encontrar na América Latina e no México. Os morcegos têm um papel extremamente importante no equilíbrio dos ecossistemas devido ao seu regime alimentar. São polinizadores, predadores de insectos e dispersadores de sementes.
Os morcegos recém-nascidos, agarrados à pele da mãe, são transportados por ela até se tornarem grandes demais para isso. É frequente as fêmeas formarem colónias-berçário, ou seja, as fêmeas dão à luz os seus filhotes num sitio comum, uma caverna, por exemplo. O tempo de gestação pode ir de 2 a 7 meses, variando conforme as espécies. 
Os morcegos são frequentemente presas de corujas e falcões.
Na África Ocidental, os morcegos são considerados animais sagrados. Na China, são um símbolo de longevidade. Nas culturas Cherokee, os morcegos são considerados símbolos de morte e doença e são associados a vampiros (por pensarem que os vampiros se podem transformar em morcegos)

Sem comentários:

Enviar um comentário