terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Toupeira

  A TOUPEIRA é um mamifero. Pode medir entre 15 a 17 cm, tem olhos pequenos, pernas traseiras curtas, pernas dianteiras grandes e fortes e tem membranas entre os dedos das patas dianteiras, que tem garras grandes e agudas.
  Uma ninhada pode ter entre 2 a 3 filhotes por ano.



A toupeira comum está perfeitamente adaptada para a abertura de túneis. O seu corpo cilíndrico e aerodinâmico termina em um focinho cónico e agudo; a sua pelagem lisa e macia não oferece resistência alguma ao solo; os músculos do peito dão às patas dianteiras a força necessária.



As tocas da toupeira são ao mesmo tempo a sua casa e território de caça. Certos buracos que aparecem nos relvados são formados pelas toupeiras; embaixo deles existe um labirinto de galerias, que pode, ter até 50 m de comprimento. Uma sala central é rodeada por túneis circulares, com diversas saídas. A toupeira movimenta-se constantemente através deles - ou fora deles, à noite - à procura de alimento, principalmente minhocas e larvas de insetos, mas também alguns ratinhos, rãs e lagartos. Ela é quase cega e guia-se pelo olfato, muito sensível. Feroz e mau humorada, a toupeira defende o seu território zelosamente. O macho e a fêmea cavam túneis juntos, na época do acasalamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário