terça-feira, 22 de março de 2011

Pinguim

Existem cerca de 18 espécies de pinguins e todas moram no Hemisfério Sul. Têm um bico forte e comprido, o corpo está protegido com uma camada de gordura e penas por causa do frio, as asas são curtas com o feitio de barbatanas, todo o seu corpo está preparado para o frio e para nadar.
Vivem em grandes colónias e são os machos que tomam contam dos 3 ovos que a fêmea põe enquanto esta vai à pesca.


Tucano

O tucano é uma ave que habita nas selvas da América Central e da América do Sul. Uma das características pela qual são mais reconhecidos é o seu bico, grande e oco, que pode ter diversas cores. O seu sistema digestivo não é muito complexo. O tucano é um animal frugívero (ou seja, alimenta-se apenas de frutas), apesar da necessidade de proteínas, que o obriga a incluir na alimentação pequenos insectos, pequenas presas, como lagartos, e até mesmo ovos de outras aves. Não são aves migratórias, pois adaptam-se bem ao calor intenso ou às chuvas torrenciais, características dos sítios onde habitam. A sua reprodução é OVÍPARA, as fêmeas podem pôr de 3 a 4 ovos e o período de incubação é de 18 dias. Apesar de os tucanos terem vindo a ser muito capturados, para serem posteriormente vendidos em lojas de animais, a sua espécie não está sob ameaça de extinção. Essa captura tem como consequência a diminuição da população dos tucanos em meio natural e a morte de muitos animais durante o transporte. A espécie de tucano mais conhecida é o Tucano Toco.

Morcego

Os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar. Entre os mamíferos, os morcegos são os que têm o regime alimentar mais variado, podendo alimentar-se de sementes, frutos, pólen, peixes e até sangue (daí a associação dos morcegos aos vampiros). Os morcegos que se alimentam unicamente de sangue só se podem encontrar na América Latina e no México. Os morcegos têm um papel extremamente importante no equilíbrio dos ecossistemas devido ao seu regime alimentar. São polinizadores, predadores de insectos e dispersadores de sementes.
Os morcegos recém-nascidos, agarrados à pele da mãe, são transportados por ela até se tornarem grandes demais para isso. É frequente as fêmeas formarem colónias-berçário, ou seja, as fêmeas dão à luz os seus filhotes num sitio comum, uma caverna, por exemplo. O tempo de gestação pode ir de 2 a 7 meses, variando conforme as espécies. 
Os morcegos são frequentemente presas de corujas e falcões.
Na África Ocidental, os morcegos são considerados animais sagrados. Na China, são um símbolo de longevidade. Nas culturas Cherokee, os morcegos são considerados símbolos de morte e doença e são associados a vampiros (por pensarem que os vampiros se podem transformar em morcegos)

Hamster

Os hamsters possuem grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento, necessitam de estar sempre a roer para evitar que cresçam demais.
tempo de vida médio dos hamsters é de dois anos, contudo alguns podem viver até três ou quatro anos, dependendo da espécie.
Existem diferentes espécies de hamsters espalhados por todo o mundo e muito deles habitam regiões semi-desertas onde vivem em tocas.
Estas tocas são formadas por vários túneis e câmaras que são utilizadas para armazenar comida ou para dormir. Os hamsters são animais noturnos, que dormem durante o dia quente e ficam acordados à noite quando está mais frio. Eles vêm muito mal , mas têm o olfato apurado e uma excelente audição.
Muitas espécies de hamsters têm as bochechas dilatáveis, isto é, bochechas que aumentam de tamanho, onde eles podem carregar comida e forragem para ser guardada na sua toca.
A palavra hamster tem origem na palavra alemã "hamstern" que significa "acumular" ou "armazenar", uma referência às suas bochechas.
Poucas espécies de hamster são criadas como animais de estimação, mas atualmente o hamster é um dos mais populares animais de estimação em diversos países por ser dócil e carinhoso.
As principais espécies que são criadas como animais domésticos são o Anão Russo e o Sírio. A primeira espécie apresenta o corpo peludo que traz alergia, e a pelagem preta e branca. O Sírio tem corpo alongado e a pelagem de cores variadas, branco, preto ou amarelo (marrom claro).


Esquilo

Os esquilos são a família Sciuridae. Os esquilos estão espalhados por quase todo o mundo, a maioria nas zonas de climas temperado ou tropical, mas também em algumas zonas de clima frio. 
 As sementes são as principais fontes de alimentação dos esquilos , mas também consomem insetos e frutas. Quando coletam alimento, enterram algumas sementes que encontram, sendo que algumas chegam a germinar, como pinhões e coquinhos, acabando por plantar árvores como araucária e jerivá.
Constroem ninhos com folhas e galhos, para abrigarem as suas crias da chuva e do vento, em ramos muito altos, em árvores como a cajarana. Durante a gestação, os pais preparam o ninho para receber os filhotes, que variam de 3 a 10 por ninhada. Quando adulto, as maiores espécies da família chegam a medir de 53-73 cm de comprimento(com a cauda).
Os esquilos são bastante populares em desenhos, filmes, seriados entre outros.

Gato Siamês

Gato-siamês é uma raça de gato oriental, caracterizada por um corpo elegante e longilíneo e uma cabeça marcadamente triangular.
Acredita-se que a origem exata da raça seja o Sudoeste Asiático, mais especificamente o Sião (actual Tailândia), onde eram tidos como o gato da realeza e mantidos em templos sagrados. São conhecidos naquele país, onde são uma de várias raças nativas, comoWichien-Maat ou Maas ("Diamante-Lua"). De lá foram levados para a Inglaterra, em1884, de onde se espalharam para outras partes do mundo.


Características:


Pelagem- curta e aderente ao corpo, textura fina e brilhante.
Cores- Branco (enquanto crias), mais tarde branco sujo e creme. Castanho muito escuro, ou lilás acinzentado.



As características mais marcantes são as zonas de coloração mais escura, que cobrem a máscara, orelhas, pernas, patas, cauda e no saco escrotal (no caso de ser um macho). Essas zonas, também chamadas de "pontas", "marcações", "marcas" ou "sinais" e são identificadas com o termo inglês adotado universalmente: points ou colourpoints. A cor do point contrasta com a do resto do corpo que é branco ou sombreado.
As cores mais escuras resultam de uma mutação numa enzima, envolvida na produção de melanina. Esta enzima mutada é sensível à temperatura, o que quer dizer que só é activa nas zonas mais frias (por norma as extremidades) ficando essas áreas escuras porque só é produzida a melanina nessas regiões. Mais recentemente têm sido apresentadas outras variações.

Corpo

O siamês tem um corpo longilíneo, de porte médio, com membros posteriores longos e finos, levemente mais altos do que os anteriores; pés pequenos e ovais; musculatura forte.
O siamês moderno deve ter a cabeça em forma de triângulo perfeito - larga na altura dos olhos e menor na ponta, na direção do queixo, com contornos delicados; pescoço alongado; orelhas de base larga terminadas em ponta; nariz longo e recto como uma continuação da fronte. Os olhos são oblíquos em forma de amêndoa, inclinados na direção do nariz, e são de cor azul.
A cauda é longa, fina, em forma de fuso, pontiaguda na extremidade, mas há casos que a cauda é peluda seguindo as características de seu corpo.





        

terça-feira, 15 de março de 2011

Golfinho

Os golfinhos ou delfins são animais cetáceos pertencentes à família Delphinidae. São perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, sendo que existem 37 espécies conhecidas de golfinhos dentre os de água salgada e água doce. A espécie mais comum é a"Delphinus delphis".
São nadadores privilegiados, às vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. Sua alimentação consiste basicamente de peixes e lulas. Podem viver de 25 a 30 anos e dão à luz um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
Sua excelente inteligência é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro é possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, exceto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução. Possuem o extraordinário sentido de ecolocalização ou biossonar ou ainda orientação por ecos, que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas presas.

Foca cinzenta

O seu pêlo é cinzento e castanho. Esta foca é ligeiramente maior que as focas comuns. Não há orelhas visíveis na sua cabeça. Habitam as zonas costeiras do Oeste e Sudeste da Grã-Bretanha, e preferem as zonas mais rochosas. Os machos pesam cerca de 233 kg. e as fêmeas 155 kg. As fêmeas têm maior longevidade do que os machos. Vivem cerca de 35 anos. Já os machos, vivem cerca de 25 anos. As focas cinzentas foram os primeiros mamíferos a serem protegidos pela lei nacional britânica. (1914). O número de focas tem vindo a aumentar. Apesar de causarem alguns danos na pesca, por se alimentarem essencialmente de peixes, continuam a ser protegidas. É menos caçada do que as focas comuns, por ser menos sociável e não formar colónias nas praias. Passa a maior parte do tempo nas águas do Ártico e só vem à superfície para se aquecer ao sol, ou dar à luz os filhotes. O seu corpo é perfeitamente adaptado a nadar. Pode medir até 1,80 m. O seu período de gestação é de 11 meses.



Leopardo-das-neves

O Leopardo-das-neves (Uncia uncia) é um felino que habita as grandes altitudes da Ásia central, principalmente o Tibete, o Nepal, a Índia, o Paquistão, o Himalaia e o monte Everest. Pouco se sabe a respeito deste animal arredio e solitário, que raramente é visto por seres humanos.
A pelagem deles é uma das mais belas entre muitos dos os felinos. É macia e espessa, de pêlos longos e sedosos, com uma lanugem na base. Essa pelagem é útil para se esconder ou se camuflar na neve e caçar suas presas por emboscada. A alimentação dele consiste em aves, roedores como a marmota e a lebre e pequenos mamíferos como o carneiro-selvagem. Cada leopardo das neves possui um vasto território no qual vagueia constantemente em busca de alimento.
Embora ele habite em regiões remotas e de difícil acesso, actualmente o leopardo-das-neves se encontra na lista de espécies ameaçadas de extinção porque os seus ossos,a sua pele e alguns dos seus órgãos são utilizadas pela medicina asiática para a produção de remédios.

 Os Leopardos das Neves habitam em zonas alpinas e sub-alpinas, são encontrados em áreas acima de 3000m do nível do mar. Durante o verão, podem ser encontrados em altitudes superiores a 5000m. Geralmente estão associados com ambientes áridos e semi-áridos
As fêmeas podem pesar até 40 kg e machos até 55 kg. A cor do pêlo varia do cinza claro ao cinza escurecido, com as partes inferiores quase brancas.O corpo todo é recoberto por rosetas e manchas. A cabeça é relativamente pequena e o pêlo é bastante longo. Os bebês (em média 3), nascem em abrigos nas rochas, após um período de gestação de aproximadamente 103 dias. Pesam ao nascer aproximadamente 450g e abrem seus olhos após 7 dias. Começam a ingerir alimento sólido aos 3 meses de idade.

Leopardo

O leopardo habita em quase toda a África, nas selvas mais densas e também na Ásia, e algumas regiões da América do Sul e América Central. É da família dos felídeos. É um mamífero de corpo robusto que mede entre 90 cm de altura e 1,50 de comprimento (sem contar com a cauda, que mede aproximadamente 1 metro). As patas são curtas em relação ao corpo. Pode pesar até 80 kg. As suas garras são anormalmente longas para os carnívoros. São afiadas e servem para caçar e defender-se. É provido de uma pelagem densa e de cor amarelada, entremeada com pintas escuras, que o distingue dos outros felídeos (é uma pelagem muito característica).
Ele mergulha e nada; sobre pedras soltas ou folhas secas, movimentam-se sem fazer ruído. De repente, salta no ar e cai a metros de distância, sobre a sua vítima. Ataca mamíferos, com excepção dos demais felídeos, bem como qualquer criatura bem mais fraca do que ele. Prefere as áreas cobertas de arbustos.


Leopardo.

terça-feira, 1 de março de 2011

Ursos polares

Os ursos polares vivem no árctico. Uma espessa camada de pêlo branco protege-os do frio e camufla-os no gelo. Eles são bons nadadores que caçam e se alimentam de focas e peixes.
É um mamífero membro da família dos Ursídeos, típico e nativo da região do Ártico e actualmente um dos maiores carnívoros terrestres conhecidos. Dentre todos os ursos, este é o que mais se alimenta de carne.

A sua principal pressa é a foca, a qual tenta capturar quando estas emergem em buracos no gelo para respirar.
Alimenta-se também de aves, roedores, moluscos, caranguejos, morsas e belugas.